amor, ou paixão?

21/05/2018

Hey!

Deixa eu te contar uma coisa meu chegado/minha chegada. Existe uma diferença muito grande entre essas duas palavras, sabia? Se você achava que elas eram sinônimos, quero lhe dizer uma coisa: Tu estás enganado.

Estou cansado de ver pessoas entrarem em relacionamentos, e quando eles estão no segundo mês de namoro se separam, e em menos de uma semana já estão com outra pessoa (ás vezes ocorre em um espaço de tempo menor). É tudo tão rápido que não dá de acompanhar. Gosto da frase de um filósofo contemporâneo que diz:

"Não era amor, ôh, ôh

Não era

Não era amor

era..."

- Molejo

Era PAIXÃO, claro que era paixão.

Amado(a), venho lhe trazer boas novas que talvez você nunca ouviu de seus pais, ou de seus amigos, tios, tias, avôs, avós, papagaios, gatos, cachorros, periquitos, e das formigas também.

Eu peguei um livro pra ler recentemente (não é tão recente, mas comecei esse ano), e olha, ele é um tapa na cara, um murro no estômago, não não, ele é uma batida do dedo mindinho na quina dos móveis. "Com quem vou me casar?" é o nome do livro, e foi escrito por Luis Palau. Algumas das coisas que irei compartilhar com vocês tem esse livro como fonte.

Luis cita a seguinte frase em seu livro:

"A palavra "amor" tem sido prostituída como poucas. Muitos pensam, hoje em dia, que amor é sinônimo de sexo. Eu porém, afirmo, de uma vez por todas, que amor e sexo não são sinônimos, não têm o mesmo significado. Na verdade, o amor não exige a prática do sexo, nem o fato de manterem-se relações sexuais implica necessariamente que haja amor."

- Luis Palau

Sabe o que me deixa mais triste, é que a banalização da palavra "amor" começa por nós. Se liga, se eu falar pra você agora que duas pessoas fizeram "amor", o que fica subentendido?

Voluntaria ou involuntariamente você pode estar sendo responsável pela banalização de algo tão santo e puro. Amor não é sexo, amor é serviço.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

- João 3.16

Essa verdade está tão explícita nesse versículo que chega a ser constrangedor para mim pregar o contrário. Amar exige entrega e sacrifício de algo único e com certeza valioso. Amar significa estar disposto a ficar sem nada para que o outro tenha. O amor não é expresso em palavras, mas em atitudes, atitudes que deixam marcas no outro. Amar é buscar o bem do próximo sem esperar nada em troca.

Quando vamos afinar um violão precisamos apertar umas cordas, e folgar outras. Eu particularmente preciso de um afinador pra fazer isso, não sou muito bom para conseguir afinar apenas ouvindo. Na Bíblia nós temos o nosso afinador do amor, ele se encontra em 1 Coríntios 13, acredito que você até conheça.

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

- 1 Coríntios 13.4-7

E afinal, o que é paixão?

O autor do livro compartilha conosco o seguinte:

"Chamo paixão aquilo que é sexual, passageiro, e superficial. Trata-se de um sentimento que pode nos envolver quando passa diante de nós uma pessoa do sexo oposto. Em dado momento da vida do jovem, seja solteiro ou casado, ao ver uma pessoa do sexo oposto ele sente uma tremenda atração por essa pessoa."

- Luis Palau

Pesquisei na internet o significado da palavra "paixão" e olha o que encontrei:

"Em suma, é um sentimento de excitação incomum ou de forte emoção. A palavra paixão é utilizada principalmente no contexto de romance ou de desejo sexual, embora, em geral, implique em uma emoção mais profunda ou mais abrangente do que sugere o termo "luxúria"."

- Wikipédia

Sentimentos, vontades, desejos todos são passageiros, e muitas vezes eles mudam com constância, ou sem constância, eles vão, e às vezes voltam. Vamos relembrar o exemplo que citei no início da nossa conversa. Se lembra do que falei? Comentei sobre pessoas que iniciam seus relacionamentos, os quais não duram por muito tempo, e ao término deles já partem para outro, e assim sucessivamente.

Você acha que essa pessoa está disposta a servir ao seu companheiro(a), ou está apenas saciando os seus desejos com outro alguém? O amor coloca a necessidade do outro acima da própria, já a paixão é egoísta e individualista, onde as minhas necessidades são mais importantes que as suas, e eu irei me saciar te usando, gostando você ou não.

Você deve conhecer alguém que se encontra nessa situação, ou talvez possa estar se identificando. Existem muitos relacionamentos onde um está disposto a amar enquanto o outro não, ou talvez onde ambos estão apenas tirando uma casquinha um do outro (o que acho doentio e desumano).

A que ponto chegamos, onde as pessoas são usadas como se fossem objetos para que outro possa se sentir "bem".

Em um relacionamento firmado na paixão, uma pessoa sempre se encontrará infeliz, pois estará constantemente se submetendo a algo que não gosta, enquanto a outra também se encontrará na mesma situação, pois nunca estará satisfeita, pelo fato de suas necessidades jamais serem supridas. Agora em um relacionamento onde o amor é o fundamento haverá consciência, compreensão e limites, onde o outro sempre irá enxergar as necessidades de seu companheiro(a) e irá procurar ajudá-lo, será como uma via de mão dupla, vai e volta. Nele ninguém fica sobrecarregado, será um prazer ajudar, e nele os "sacrifícios" são feitos sem fardo algum, pois visam o bem do outro, e você pode ter certeza que esse relacionamento será duradouro.

"Você tem o poder da escolha em suas mãos entre amar e ser amado, ou se apaixonar e nunca estar saciado."

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started