O que você está fazendo com o seu tempo?

17/05/2018

Eu não sei se alguma vez você já ouviu um provérbio que diz: "Tempo é dinheiro".

Eu costumava ouvi-lo muito na minha escola quando meus professores ficavam chateados com minha sala por não termos feito as lições de casa. Eles iniciavam um sermão dizendo que deveríamos saber administrar o nosso tempo, que a vida não era só brincadeira... e sempre terminavam com a seguinte frase: "Tempo é dinheiro".

Sim, sabemos que isso é uma metáfora, e que o tempo não é dinheiro, mas o que você faz com ele pode lhe dar a possibilidade de ganhar dinheiro. Seja capinando o quintal do vizinho e ganhando 50,00 reais, ou até mesmo fazendo as unhas das suas amigas e garantindo um troquinho para comprar aquele sapato que você tanto almeja.

Essa expressão foi originada pelo físico Benjamin Franklin após ter lido obras de um pensador grego Teofrasto, o qual em uma de suas obras citou a seguinte frase: "O tempo custa muito caro". Sua história nos relata que ele escrevia aproximadamente um livro a cada dois meses.

Acredito que essa frase também está relacionada a cosmovisão do ambiente no qual estamos inseridos, o tão famoso "capitalismo". Não sei se você se lembra, mas após a primeira Revolução Industrial a ambição humana ficou enfatizada em produzir mais produtos em uma menor escala de tempo, e foi aí onde iniciou-se a transição da manufatura para o sistema fabril, o lema era:

Produtos em massa = dinheiro em massa.

Um exemplo real disso é o fordismo (esse já ocorreu após a Segunda Revolução Industrial), mas meu objetivo não é falar de história, quero que você veja os dois lados da moeda. O que eu falei até o momento foi o que o homem pensa a cerca do tempo, agora quero lhe apresentar o que Deus pensa sobre o tempo.

Em Gênesis 1, vemos que Deus criou o mundo em etapas, pra ser mais específico, em 7 etapas:

  • 1. A criação da luz
  • 2. A criação do firmamento
  • 3. O aparecimento da terra seca
  • 4. A criação da lua e das estrelas
  • 5. A criação de todos os animais e pássaros segundo a sua especie
  • 6. A criação do homem
  • 7. A criação do descanso

Um dos atributos incomunicáveis de Deus é onipotência, ou seja, Ele pode todas as coisas. Sendo assim Ele poderia ter criado o mundo em apenas uma palavra, seria muito mais fácil, simples. Entenda uma coisa, para Deus tempo não é dinheiro, tempo é dedicação exclusiva e apreciação de cada etapa.

Quantas vezes você já comprou um produto e ele veio com defeito? Defeitos que passam despercebidos simplesmente por serem produzidos tão rápido, a ponto de não ser possível perceber aonde está saindo errado. Deus não é apressado, Ele sabe que existe um tempo certo para todas as coisas (Eclesiastes 3). Quando falamos de tempo certo, estamos falando também no tempo necessário e adequado, onde não existe pressa para ficar pronto logo.

Vemos que ao término de cada etapa Ele para e diz: "Isso é bom", e prossegue para a próxima parte. Ele se dedicava exclusivamente em uma etapa, e concluindo a apreciava.

  • O que estou fazendo com o meu tempo?
  • Estou realizando as coisas com qualidade?
  • Estou tendo a oportunidade de apreciá-las?

Talvez tudo o que precisamos é de uma organização. Deus nos criou para vivermos como humanos e nos relacionarmos com nossos amigos e parentes, e não para sermos como máquinas que apenas produzem, produzem, produzem e nem se quer descansam.

Saber usar o tempo da forma correta é uma característica de Deus da qual podemos usufruir.


Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started